Direito

O Curso de Direito em tela visa formar um profissional com capacidade de analisar o fenômeno jurídico na sua complexidade, atuar com competência à luz da função social do Direito, apresentando uma postura profissional ética, crítica, e construtiva, balizada por uma sólida formação geral e humanística, que o permita compreender a realidade social e nela intervir de reconstruí-la e recriá-la objetivando o desenvolvimento social e humano da sociedade.

Busca a formação de um profissional capaz de refletir criticamente sobre o seu papel na

Sociedade, sobre a necessidade de um desenvolvimento regional qualificado e sobre sua

Responsabilidade com o progresso da ciência e tecnologia, tendo sempre motivação para a educação continuada.

O egresso do Curso deverá ter construído conhecimentos e atitudes que o capacite a refletir criticamente sobre o seu papel na sociedade; a interpretar e valorizar os fenômenos jurídicos e sociais, a valorizar a aprendizagem autônoma e a formação continuada e a desempenhar suas funções profissionais com competência, com base nos conhecimentos socais, culturais e jurídicos.

O currículo do Curso de Direito, composto por componentes curriculares que envolvem

conteúdos de formação geral e de formação específica na área jurídica, trabalhos integradores, atividades simuladas e reais realizadas no estágio supervisionado, atividades complementares, atividades de extensão e trabalho de conclusão de curso possibilita, no seu conjunto, a formação do egresso como o perfil desejado e o cumprimento dos objetivos propostos para o curso.

O Estudante deve ainda ter desenvolvido habilidade para estabelecer relações, fazer comparações, detectar contradições, decidir, organizar, trabalhar em equipe, administrar conflitos e utilizar adequada argumentação.

A competência para leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas será desenvolvida durante todo o curso. A cada disciplina de conteúdo conceitual e nas atividades práticas simuladas e reais os alunos serão levados à leitura de textos e artigos e à elaboração de resumos e pareceres dentro das normas técnico-jurídicas.

A habilidade de interpretação e aplicação do Direito será fomentada na construção do conhecimento a partir das disciplinas do Eixo de Formação Fundamental e vão se consolidando nas disciplinas do Eixo de Formação Específica e do Eixo de Formação Prática. Enfim, a Faserra objetiva entregar à sociedade um profissional cidadão que atue dentro dos preceitos que fundamentam a habilitação técnica, observando também o princípio da ética, com respeito à legislação vigente e ao Estatuto da OAB, condições indispensáveis ao exercício da Ciência do Direito, à prestação da Justiça e ao desenvolvimento da cidadania. 

Coordenador do Curso

Conteúdo do item da guia

5 anos
3.740 horasAulas diárias com duração de 3:00 (três) horas e utilização de metodologia ativa.
Mercado de trabalho é bem amplo, e o profissional bacharelado no curso de Direito após devido registro no conselho de classe OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), poderá atuar em doze esferas do Direito:1. Direito civil, interesses individuais relacionados à propriedade, bens ou questões familiares;2. Direito administrativo, leis que regulamentam órgãos e poderes públicos, e sua relação com a sociedade;3. Direito ambiental, proteção e qualidade do meio ambiente e com o homem;4. Direito comercial, relacionado a aplicabilidade das leis federais, estaduais e municipais na abertura, funcionamento e encerramento de empresas comerciais;5. Direito do consumidor, Direito dos cidadãos com a fornecedores de bens e serviços;6. Direito contratual, defende pessoas física ou pessoa jurídica na elaboração de contratos de vendas e compras de bens e serviços;7. Direito digital, atua na aplicação de leis voltadas ao uso da informática, usuários e fornecedores e empresas virtuais;8. Direito penal ou criminal, elabora defesa ou acusação referentes a crimes;9. Direito trabalhista e previdenciário, defende interesses de pessoas ou empresas em questões sindicais ou de aposentadoria;10. Direito tributário, aplicação de leis relacionadas à arrecadação de impostos e outras questões tributárias;11. Arbitragem internacional, disputas comerciais ou fiscais entre governos, empresas de países diferentes.12.Direito de propriedade intelectual, direitos de autores em obras e contra a falsificação.
O Curso de Direito da FASERRA se propõe a formar bacharéis em Direito, com habilitação plena, capaz de atuar como profissional liberal, exercendo a advocacia, após aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou ainda optando pela carreira pública, por meio de concurso.No currículo proposto, está presente a articulação entre as atividades de monitoria, de iniciação científica e de extensão que podem ter o mérito de estimular esse bacharel em Direito para o ingresso na carreira docente.O Curso visa formar cidadãos éticos e competentes, capazes de intervir para modificação da realidade local e regional. Nesse sentido, constituem objetivos específicos do Curso:formar profissionais do Direito para exercerem as atividades atinentes às diversas profissões jurídicas; desenvolver formação técnica para o exercício das diversas profissões na área jurídica, capacitando os alunos para compreenderem e enfrentarem as exigências teóricas e práticas da vida profissional e social do bacharel em Direito; proporcionar sólido conhecimento da dogmática jurídica, visão crítica do Direito, consciência sócio-política, capacidade de pesquisa e comprometimento com a construção do Estado Democrático de Direito; formar bacharéis em Direito capazes de assumir uma postura crítica diante dos fenômenos jurídicos e sociais, bem como contribuir para a construção de uma nova práxis jurídica orientada pela ética e pelo compromisso com o acesso à justiça, pelo bem estar e paz social; proporcionar a seus acadêmicos formação científica e humanística orientada cosmovisão e pelas demandas sociais da atualidade; promover o estudo do Direito a partir de uma perspectiva interdisciplinar, articulando o desenvolvimento do ensino, com a pesquisa e a extensão, visando a percepção integral da Ciência Jurídica; instigar o espírito científico dos alunos, desenvolvendo as habilidades de observação, análise, reflexão crítica, síntese, generalização e comunicação; contextualizar a complexidade dos problemas da sociedade, examinando-os das perspectivas internacional, nacional, regional e local, e revelando a importância do profissional da área jurídica em seu enfrentamento e solução; propiciar aos acadêmicos uma formação comprometida com as peculiaridades do município da Serra, do Estado do Espírito Santo, do e do Brasil a luz dos valores consagrados pela Constituição da República Federativa do Brasil; produzir conhecimento jurídico que represente reflexão criativa do Direito e proposição de soluções para os problemas apresentados aos juristas; criar oportunidades de aprofundar estudos e produzir conhecimentos voltados para as questões da realidade regional e, em especial, trabalhando temas ligados aos direitos fundamentais e cidadania. Esses objetivos ora apresentados tem como base o que estabelece o Art. 4º da Res. CNE/CESNº 5, de 17 de dezembro de 2018 que assim dispõe:

Mensalidade de

R$ 1.145,00

por R$ 242,00